domingo, 13 de janeiro de 2013

Algumas dicas da órtese

Após a fase de adaptação com a órtese ainda descobri algumas coisinhas importantes que eu gostaria de compartilhar...São coisas que na prática são super importantes e a gente não pensa antes. Daí tem que sair correndo para tentar arranjar.

MEIA!

Sempre precisa colocar a órtese com meia, faça sol ou chuva. Em alguns blogs eu li que o pessoal, quando estava muito sol, cortava a pontinha da meia para refrescar. Fizemos  isso com duas meias da Thaís e eu não achei muito legal. A meia fica entrando e você passa o dia todo puxando a meia para fora.
Outra coisa, foi recomendado comprar meia com anti-derrapante, mas na hora de comprar não encontrei no número certinho que era 14. Só tem a partir do número 16 com anti-derrapante. Afinal o bebê que calça 14 não vai sair andando e precisa de anti-derrapante. Agora usando algumas com anti-derrapante não achei que fez muita diferença.
O que fez mais diferença foi calçar uma meia bem grossa senão fica bem vermelhinho o calcanhar. Na Thaís deu ficou daí colocamos um band-aid e funcionou.






Essas meias minha sogra havia trazido de fora pra gente e depois acabamos encontrando na loja da Puket.


ROUPA

Bom, roupa é um capítulo à parte. Esquece de macacão com pé. Cortei todos os pés dos macacões. Mijão então... não existe!! 
Resolvi que tinha que fazer alguma coisa para que ela não ficasse defasada na moda (rs). Brincadeiras a parte, andei bastante e acabei encontrando alguns modelos de macacão da marca Tip Top que não tem pé e que existe o último botão. É importantíssimo o último botão! Senão não dá para abrir para trocar a fralda.
Vou mostrar exemplos:

 A maioria dos macacões sem pé são fechadinhos na perna.     Daí eu cortei assim com a tesoura.


 A Tip Top faz esse modelo já com o último botão



Também encontrei calça jeans aberta...

Foi aí que tive a grande ideia de aprender a costurar... Na verdade sempre achei meio importante saber alguma coisa de costura. Achava muito legal minha vó e minha mãe costurando... Pensei que talvez pudesse aprender... Estava perto do meu aniversário e meu lindo marido resolveu me dar uma máquina de costura. Foi excelente! Não sabia nem como ligava e lembro que li o manual todo para aprender como colocar a linha na máquina. Comprei também um máquina de pregar esses botõezinhos de roupa de bebê. E acabei reformando várias peças de roupas. Entrou até bermuda do maridão na dança!!!





Calça que eu reformei!!

P.S. Depois de ter reformado a calça, minha mãe encontrou na TipTop calças de moletom que já são feitas com abertura! Muito mais fácil.




ESPAÇO DO FERRO DA ÓRTESE

Uma questão muito importante é o ferro do meio da órtese. O espaço dos pés não pode ficar nem muito aberto e nem muito fechado. Tem que ficar na medida certa. Se os pés ficarem muito juntos o bebê fica muito irritado. Converse sempre com o médico.

INCENTIVO

Uma coisa importantíssima que eu li num blog foi que não podia fazer "festa" para tirar a bota! Por exemplo ficar falando "Que legal, vamos tirar essa porcaria..." Isso não pode!! Então, eu resolvi fazer assim: Quando tiro a órtese eu tiro como se fizesse parte da roupa. Primeiro tiro a bota e falo "Ei, quem vai tomar banho"....e ai vou tirando o resto da roupa. Daí na hora de colocar faço maior festa: "Olha quem chegou...Vamos colocar a bota para ficar bonita igual a Jessie".... É uma farra.... 







Nenhum comentário:

Postar um comentário