Como toda boa "rainha da ansiedade" eu estava super ansiosa para tirar o gesso e enfim começar a usar as botinhas. Sabia que a órtese seria o último capítulo dessa looonga novela, mas também sabia que iria ser bastante difícil principalmente no início. Bom, para explicar rapidamente, a Thaís iria ficar 23 horas por dia com a botinha e só tiraria para tomar banho. Após 3 meses de uso da órtese, ela vai poder ficar somente 14 horas por dia (contando à noite para dormir), até os 3, 4 anos de idade!
A órtese foi confeccionada em São Paulo e demorou cerca de 12 dias para chegar em casa (eles enviam pelo Sedex). Foi tudo muito prático para pedir e mandar fazer a órtese. Mandamos por e-mail o pedido da Dra. e após realizado o pagamento da órtese a empresa mandou confeccionar.
No mesmo dia que chegou a órtese já liguei para a Dra. e colocamos a órtese na Thaís. Isso foi no dia 19/outubro uma sexta-feira.
Difícil??? Não..... Muito difícil. Quase impossível. Achei que ela nunca ficaria com a órtese. Não imaginava que ela iria estranhar tanto. Eu tinha ficado tão feliz que não ia usar mais o gesso, mas a agonia foi muito grande ao ver que a adaptação com a botinha estava ficando cada vez pior. Na sexta feira ela chorou muito, foi muito difícil fazer ela dormir. Depois de muita tentativa ela acabou pegando no sono e dormindo no berço. Quando eu acordei de manhã, vi que ela tinha acordado feliz e rindo bastante. Fiquei tão aliviada, lembro que fiquei conversando com ela e ela sorria bastante. Ela estava coberta e quando eu fui ver tinha escapado os dois pés da órtese! Quando eu vi comecei a rir, mas na verdade gostaria muito de acreditar que ela tinha se adaptado com a órtese.
Com um enorme aperto no coração colocamos a órtese e o choro começou novamente. Lembro que nesse dia estávamos sozinhos em SJCampos, sem pais nem mães e irmãos... O que fez muita diferença foi a ajuda de três super amigos que passaram a tarde em casa (Sil - a dinda, a Paula e o Danilo). Fez muita diferença com a ajuda deles naquele dia em especial. Serei grata para o resto da vida.
Enfim, na hora de dormir foi um show a parte! Thaís não parava de chorar (tinha a cólica também para ajudar) e lembro que dormi com ela no quarto, sentada na poltrona de amamentação e ela no meu colo! Eu fiquei segurando a órtese a noite toda para ela tentar se acostumar.
No dia seguinte, tínhamos dormido muito mal e eu fui para internet para tentar descobrir o que eu podia fazer para ajudar ela. Quais ferramentas eu tinha para fazer ela não sentir tanto que estava presa. Lí vários blogs e para falar bem a verdade não existe mágica. Tudo é uma questão de tempo e muita paciência. Tem blog que diz que você coloca um apelido na órtese (talvez isso resolva quando a criança for maior), outros dizem para não desistir. Tem um até que eu acho que ela desistiu porque lamentava muito e depois não tinha mais nada escrito - se ela não desistiu da órtese, desistiu do blog, rs.
Foi então que eu tive uma luz e depois de muito choro (meu e dela), aceitei. Engoli que ela ia ter que usar, que a botinha era bonitinha, que ela ia ficar igual a Jessie do Toy Story, com as botas de cowgirl. Daí peguei a roupinha que minha irmã Juliana tinha dado e que tem a estampa da Jessie e coloquei nela. Saímos para ir ao Subway aqui perto de casa e depois quando voltamos parece que ela também aceitou! Foi muito bom perceber que a gente, nossa mente, faz muita diferença. Só depende da gente mesmo.
A adaptação com a órtese geralmente dura 3 longos dias. A Thaís não fugiu da regra!
oie, tenho uma amiga que tem uma bebezinha a Isabely de 1 mes e 2 semanas que vai precisar usar a botinha órtese , ela esta na etapa do gesso acho que vai mais umas 3 troca de gesso para depois a cirurgia e mais 3 semanas de gesso para depois a órtese.gostaria de saber se tem que trocar todo mes pois o bebe cresce e assim o pezinho tbm?gostei muito de ler seu blog ajudou bastante e Parabéns pela Thais ela é linda e continue contando como esta o tratamento da thais é muito importante para mim....grata
ResponderExcluirOi Paulo,
ResponderExcluirA troca ocorre mais ou menos a cada 3 meses. Vai um pouco de acordo com o crescimento da criança. A primeira órtese da Thaís era muito pequenina e o pé no começo escapava um pouco (por isso a importância da meia mais grossa nesse momento). Onde está sendo feito o tratamento?
Christiane
Olá, gostaria que vc me dissesse como que eu faço para saber o número que vou encomendar a 1ª órtese do meu bebê. O ortopedista me pediu para encomendar , mas não passou o numero e no momento ele esta usando gesso e esta com 3 meses de vida. Como saberei o número? E se possível me passa os endereços de fábricas que vc tem para eu procurar um preço. Quanto custou a da sua filha? Agradeço. Lilian
ResponderExcluirOi Lilian...
ResponderExcluirEm primeiro lugar parabéns pelo neném...Ele já esta no último gesso? A médica da Thaís mediu o pé dela e fez como se fosse um decalque no receituário, marcando principalmente o calcanhar e o dedão e fazendo o contorno... Não sei se deu para entender...Eu comprava na ortopartes em SP (http://ortopartes.com.br/). Hoje em dia estou usando outra órtese para ela. O problema é que estou meio sem tempo de atualizar o blog... mas vou escrever mais sobre ela mais pra frente. Essa que uso agora é a Ortese de Dobbs (se quiser pesquisar tem nesse site http://www.ortobar.com.br....
Não se ajudei muito
Abrços
Christiane
Ola pessoal preciso de uma órteses de criança de 3 meses pode ser usado eu compro pra minha bebe.
ExcluirObrigado por me responder, assim que a órtese ficar pronta o médico do Erick,já vai retirar o gesso de vez. Entendi sim a explicação e vou fazer da mesma forma. Pq a Thaís passou a usar outra órtese? Não tem que usar a Dennis Brown por anos? Beijos na sua Florzinha!!! Lilian
ResponderExcluirOlá Lilian, desculpe a demora para responder. A Thaís pegou uma virose brava e precisou de internação. Daí quando você acha que ela já sofreu tudo com o gesso e a órtese vem uma coleta de líquor (para descartar meningite e encefalite). Enfim, recuperados do susto e agora tudo bem de novo, aqui estamos novamente. A órtese que a Thaís está usando agora tem um pouco mais de flexibilidade. Ela chegou a usar, como eu descrevi anteriormente, a órtese Dennis Brown. Passado alguns meses, devido a insistência de parentes (minha mãe principalmente e minha irmã também), resolvemos procurar algo menos sacrificante. Achamos na internet essa órtese que é mais flexível. Ela permite realizar movimentos de engatinhar e mexer o pé também. A Thaís sentou muito rápido (acho que com uns 4 meses e meio) - a órtese dá uma certa estabilidade. Mas qdo foi para engatinhar...affffe demorou viu. Ela ia de bumbum... Daí com 11 meses começou a engatinhar com as quatro rodas no chão! Agora com a órtese nova é melhor. Eu acho que se ela tivesse começado já com a órtese do Dobbs teria engatinhado antes. De qualquer maneira não achei ruim ter passado pela Dennis Brown, foi um exercício muito grande para aprender a usar a órtese. :-)
ResponderExcluirOlá boa tarde como funciona essa Órtese e onde a encontro ? Muito obrigada mãezinha
Excluirmeu filho iniciou a ortese ha 4 dias e esta sendo super dificil ele que era um bebe super calmo esta super irritado,e comum a ortese sair nos primeiros dias? por mais que eu aperte quando ele mexe bastante ela sai,e o calcanhar so fica encostado quando eu coloco a bota.Isso tudo melhora?bjs Deborah
ResponderExcluirOi Deborah, tudo bem...
ExcluirSim, no primeiro dia da Thaís a órtese saiu... Dai apertamos mais um pouquinho. Quando tinhamos ido na Dra. ela havia dado uma marcação para apertar, mas tivemos que apertar mais. Com o tempo vai tomando a forma do pézinho e vai ficando bem mais fácil de colocar... Eu pude perceber que quando eu aceitei a órtese na Thaís tudo ficou mais fácil. Demorou a minha aceitação uns 3 - 4 dias. A dela também... Tudo isso melhora e passa fique tranquila... Não desista agora viu, o pior já passou, depois ele acostuma e nem vai perceber mais.. Força pra você... Bjos Chris.
Deborah, a meia grossa ajuda o pé não escapar... tinha esquecido disso...
ExcluirOla, meu filho começou a usar a órtese dennis brown e nossa como ele fica irritado quando a coloco, gostaria de saber se ele já pode usar direto a órtese de dobbs e quanto você pagou na sua, eu fiz uma pesquisa na net e pude perceber que ela é bem mais tranquila, e por isso imagino que deva ser mais caro que a outra, alias eu paguei R$ 300,00 na dennis brown.
ResponderExcluirDesde de já agradeço a atenção e parabéns pelo blog...
Olha, eles ficam irritados mesmo... Mas hj a Thais dá o pé e fala tb pé (na verdade ela fala "po".... No começo é mto dificil mesmo. A ortese de dobbs é muito boa mesmo. A diferença é a mobilidade, mas o seu médico tem que estar de acordo. A médica da Thais no comeco nao curtiu muito... Mas por insistencia da minha māe buscamos um segunda opiniao. Na verdade seria mais proveitoso se tivessemos comecado antes, qdo ela usava as 23hs por dia pq dai ela com certeza teria feito alguns movimento (engatinhar) por exemplo, com maior facilicade. De outro lado a ortese de dobbs é maia pesada...isso eu nao acho legal... Vc paga pela ortese e so troca o sapato. Nao lembro informar os valores certos, mas acho que era algo em torno de 800 e cada troca de sapato uns 200/250. Mas não adianta comprar e o médico nao estar contente com a ortese viu...
ExcluirChristiane, muito obrigada por tirar minhas duvidas, agradeço muito mesmo, alias conheci seu blog na primeira noite em que meu Ian estava com a órtese e me ajudou muito, eu estava muito desesperada e também não aceitava a botinha, e sinceramente achava que ele jamais se adaptaria, mas graças a deus hoje nem parece que ele esta usando ate brinca com os cadarços, dia 17/04 sera a consulta dele ai irei perguntar ao medico o que ele acha da órtese de Dobbs.
ExcluirMais um vez agradeço a atenção e disposição em me responder,
Não precisa agradecer. Espero que o pequeno Ian fique bem. A adaptação acontece uma hora ou outra. Quanto a órtese de Dobbs, precisa ver se realmente o ortopedista confia. Se o Ian já se adaptou com essa não acho super necessário trocar. Estou escrevendo um post novo sobre essa órtese. Espero que seja esclarecedor.
ExcluirOi meu bebê está com quatro meses , ele já está na fase da botinha agora, porém ele tá com a perninha inchada , acho q por causa do gesso, ele chorou muito nda acalmava tirei e imediatamente ele parou de chorar, percebi q tinha marcado o pé , o q eu faço pra ajudar ele tô desesperada ele chora e eu choro junto
ExcluirOi Cristiane, me chamo Viviane sou mãe dos gêmeos Murilo e Miguel . Murilo nasceu com o pezinho torto e fez todo o procedimento necessário ele agora está com 9 meses . Não tem cristo que faça ele se adaptar com a botina . Foi então que visitei seu blog e vi que vc usa outra botinha.
ResponderExcluirQueria muito saber mais a respeito dessa botinha será que vc pude me ajudar ???
Agradecida Viviane
Viviane, desculpe a demora em responder. Estava juntando algumas informações para não falar besteria. Quando decidimos procurar uma nova órtese para a Thaís, ela já estava adaptada com a Dennis Brown. Na ocasião eu que encanei que ela não se movimentava de órtese. Começou a engatinhar com 11 meses. Ela só ficava parada o tempo todo. Mas não reclamou em momento algum (claro que depois da adaptação). Então não sei se no seu caso vai adiantar trocar de órtese. Precisava haver uma adaptação dele em ficar com os pés presos. Isso é muito difícil mesmo, e imagino que para você é ainda mais porque tem outro filho. Ele vai chorar, espernear, mas se você aceitar que é necessário, vai passar confiança para ele e aposto que ele vai permitir. O que ajudou foi brincar com a órtese, deixar ele colocar a mão, sentir a textura, colar adesivos, de repente até colocar sapatinhos no irmão para dormir. O problema é que se não usar a órtese, a chance de ter que voltar no gesso é enorme. E então a gente engole o sapo e enfrenta o choro mesmo. Estou escrevendo um novo post com o relato da órtese de Dobbs. Ainda não tenho um resposta sobre ela. Mas assim que tiver com certeza vou compartilhar minha experiência. Abraços.
ExcluirOi Christiane, minha filha Alice comecou a usar a ortese Dobbs nesta segunda, estamos na fase de adaptcao...o kedico mandou colocar e apos 2hsntirarne vice versa. acontece que a Alice vai fazer 5 meses, tem muita forca ai coloco e ela tira.... Tento acertar e apertar ben mas esta complicado.... Tenho fe q essa fase vai passar... Parabens pelo blog.
ResponderExcluirVanessa, só vi agora essa mensagem. Desculpe tanta demora. E ai como vão as coisas. Deu certo com a Alice? Um bjo
ExcluirOla meu prqueno Davi colocou a Denis Brow na sexta feira dia 14/11/2014. mas nao estou conseguindo manter o calcanhar encostado na ortese sem contar que toda hora sai e ele entra em desespero pra nao colocar,quero saber se é normal sera que saindo tpda hora vai dar resultado? estou com muito medo de voltar a estaca zero...obrigada
ResponderExcluirOlá, olha muito obrigada pela pergunta e por acessar o blog. Foi muito difícil no começo. O pé sai mesmo toda hora. Não fica na posição necessária. Mas com o tempo tudo vai se ajeitando. No primeiro dia deixei ela dormir no berço e acordou sem a órtese. No segundo dormi com ela no colo. O calcanhar realmente fica um pouquinho pra cima, mas se estiver tudo certinho (a correção do pé eu digo), dentro de poucos dias já vai para o lugar certinho. Fé e coragem. Não desista. Tudo vai passar... Depois de um tempo fica mais fácil. Um abraço.
Excluirola tudo bem...meu sobrinho vai ter q usar uma botinha dessas.poderia me informar um site ou alguém onde eu possa fazer o pedido?
ResponderExcluirOie minha bb tem 10 meses e enfim saiu do gesso , ela começou a usar a Dennis Brown hj .. porem os pés ficaram absurdamente inchados então torei a ortese ... o que devo fazer..?????
ResponderExcluirPreciso da ajuda de vcs. Meu filho nasceu com PTC e começamos o tratamento com 13 dias de vida, fizemos 4 semanas de gesso e depois a cirurgia e estamos completando agora as 3 semanas do gesso. O médico pediu que eu tirasse em casa o gesso e que amanhã ele colocaria a órtese Denis brown. Minha dúvida é: logo após a retirada do gesso da cirurgia, já coloca logo a órtese ou tem que esperar um tempo para a perninha dele desinchar?
ResponderExcluirOlá me chamo Diandra , minha bebê tbm nasceu c PTC fizemos o tratamento com o gesso , tiramos o gesso depois da cirurgia terça dia 13/11 hoje no dia 15 tentei por a bota Dennis Bronw mas não consegui ela tem 2 meses , estou desesperada por não conseguir o pé dela entra mas não consigo fazer o Garrão alcançar no lugar , alguém consegue me ajudar com um vídeo , ou se alguém esperou desinchar o pé para pôr a bota ?? Obrigada
ResponderExcluirMeu bb tem 3 meses vai coloca botinha quarta ...queria saber se nao doi essa botinha nos pes
ResponderExcluirChorei aqui com seu texto, minha filha vai começar usar, só estou aguardando chegar a botinha dela, rastreei a encomenda e já tá quase chegando. Eu tô tão nervosa
ResponderExcluir